A Prefeitura de Luziânia (GO) disse, neste domingo (21/02), que muitas pessoas da cidade do Entorno do Distrito Federal não estão usando máscara facial, acessório essencial para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus.

O mapa da pandemia divulgado pela Secretaria de Saúde de Goiás apontou que o Entorno está em situação de calamidade, ou seja, na área vermelha de contágio. Há 89 cidades nessa situação, em todo o estado.

“Muitas pessoas sem máscara, sem se prevenir. Ainda não acabou”, afirmou a prefeitura, em publicação nos Stories do Instagram. O alerta foi colocado sob a imagem de cidadãos em um campo de futebol.

Veja:


0

No Entorno, incluindo Luziânia, pelo menos 14 pessoas podem estar com a variante do Reino Unido. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cepa foi confirmada como uma das mais transmissíveis e a que mais gera ocupação de leitos em hospitais, além de aumentar a mortalidade.

O governo municipal montou uma força-tarefa para alertar e conscientizar a população quanto ao alto índice de contaminação pelo coronavírus.

Um carro de som circula pelas ruas da cidade espalhando a seguinte mensagem: “Diante da sobrecarga dos serviços de saúde público e privado do município, e também do estado de Goiás, convocamos todas as pessoas a ficarem em casa e cumprirem todos os protocolos de prevenção e controle do combate à Covid-19”.

Neste domingo, o comboio seguiu pelas vias do Jardim Ingá, distrito de Luziânia. “Infelizmente temos encontrado muitas pessoas sem máscara, não respeitando os protocolos de combate à pandemia. Pedimos o apoio e a compreensão de cada morador de Luziânia, Jardim Ingá e Zona Rural. Vamos vencer juntos essa batalha”, assinalou o Executivo local nas redes sociais.

Segundo boletim da Prefeitura de Luziânia divulgado no sábado (20/2), foram confirmados 9,2 mil casos da Covid-19 e 171 óbitos em decorrência da doença no município. Outros 8.183 casos são classificados como recuperados.

No total, 2.282 pessoas já foram vacinadas na cidade. Idosos com idade acima de 86 anos podem receber o imunizante por meio de um drive-thru que funciona das 9h às 17h, na UBS Materno Infantil de Luziânia e na UBS Mingone II, no Jardim Ingá.

Recomendações

O Governo de Goiás recomenda aos municípios da área vermelha que interrompam todas as atividades, exceto as consideradas essenciais, como supermercados e congêneres, farmácias, postos de combustíveis e serviços de urgência e emergência de saúde.

Na última sexta-feira (19/2), os prefeitos de Luziânia, Novo Gama, Cidade Ocidental e Valparaíso de Goiás discutiram a adoção de medidas mais restritivas para conter o avanço da Covid-19 na região do Entorno do DF. O grupo não descarta o lockdown – fechamento total das atividades nos municípios.

Nesta semana, prefeitos de quatro municípios devem se reunir com representantes do Ministério Público e com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), para decidir sobre as medidas a serem adotadas.

O post “Muitas pessoas sem máscara”, alerta Prefeitura de Luziânia (GO) apareceu primeiro em Metrópoles.

Powered by the Echo RSS Plugin by CodeRevolution.