O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concede entrevista, na manhã desta terça-feira (7/5), ao programa “Bom dia, presidente”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Entre os assuntos previstos, o chefe do Executivo deverá falar das ações voltadas para aliviar a crise no Rio Grande do Sul, provocada por fortes chuvas na região. Até o momento, o estado registrou 85 mortes e 134 desaparecidos.

Na segunda-feira (6/5), Lula assinou uma mensagem de projeto de decreto legislativo para dar “celeridade” aos atos do governo federal no Rio Grande do Sul e reconhecer a situação de calamidade.

O petista anunciou a medida após reunião com representantes de outros Poderes: o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin; e os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Simone Tebet, a ministra do Planejamento e Orçamento, reforçou que o texto, na prática, “tira quase que todas as amarras burocráticas, dispensa não só gastos e limites fiscais, mas dispensa contratos e licitação”.

A próxima fase, segundo a ministra, será receber orçamentos de outras pastas, como Defesa, Saúde, Educação e Transporte. “Não temos estimativa do quanto vai ser necessário”, completou a ministra.

Με την υποστήριξη του Πρόσθετο Echo RSS με CodeRevolution.